Quão seguro é seu controle de estoque?
Tem, mas acabou!
Quem nunca ouviu esta frase? Se você é dono de uma loja física e/ ou virtual, sabe bem que isso pode chegar a acontecer de uma hora para outra, se não tomar cuidado com o estoque, certo?
[relacionados]Todo empresário sabe tudo aquilo que você coloca à venda na sua loja virtual deve estar disponível para entrega se o cliente comprar. Parece óbvio? Sim, mas na prática nem sempre é assim que acontece.
Você pode ter uma situação em que um colaborador ao vender um último item, esquece-se de dar baixa no estoque ou deixa para mais tarde e neste momento um cliente compra o mesmo item, que já não está disponível. Quando isso ocorre, além de perder a compra, provavelmente você também perderá o cliente para o concorrente. Mas afinal, como controlar o estoque?
Quando falamos de controlar estoque, muitas pessoas acreditam que isso é de outro mundo, afinal se até mesmo empresas grandes caem, como vamos conseguir, certo? Errado! O controle de estoque pode ser por muitas vezes excessivo, mas não é nada fora deste mundo. Desde que se seja perfeccionista, meticuloso e anancástico, é relativamente simples e para isso, preparamos você 6 dicas para não perder o controle do estoque.
1º O controle é à base de tudo!
Tudo que está disponível no estoque deve ser devidamente registrado e todas as movimentações ? entradas e saídas ? devem ser controladas.
Para facilitar o controle, vale a pena implementar um Sistema ERP Integrado.
2º Organização, a chave do negócio.
Não basta ter tudo na tela do computador. Ter uma organização lógica do local onde cada produto pode ser encontrado é fundamental.
Lembre-se: Quanto maior o estoque, mais rígido deve ser o processo.
Uma dica para manter tudo em ordem e facilitar a localização é dividir os produtos por categorias e criar códigos para cada um deles.
3º Nunca deixe para depois!
Toda vez que um produto for vendido, é necessário entrar imediatamente no sistema e dar baixa.
4º Previsão é tudo!
Para abastecer melhor o estoque, é preciso ter a visão exata de quais são os produtos com maior e menor saída e com que frequência cada item deve ser reposto. Para descobrir isso é bem simples: basta analisar o histórico de vendas.
5º Programe-se!
Você pode criar um calendário de compras, mas as chances de se terem falhas são maiores. Meu conselho é que estabeleça no sistema que quando chegar à determinada quantidade de itens, ele emita um alerta de reposição, no Sistema de Gestão ERP da Alfa Networks você recebe um aviso por e-mail toda vez que um produto chegue ao estoque mínimo. Mas não se esqueça de levar em consideração a sazonalidade.
6º Parceria somente com fornecedores confiáveis!
De nada adianta um controle de estoque impecável se o seu fornecedor não cumpre os prazos e te deixam na mão. Por isso na hora de fechar uma parceria priorize sempre à confiança, antes mesmo dos custos. Mais vale pagar mais pelo certo do que menos pelo incerto. Sua reputação é seu bem mais valioso, não se esqueça.
Quer ter o controle total de seu estoque?
Um Sistema ERP Integrado é a melhor ferramenta para isso, pois ele permite a integração de todos os processos operacionais e administrativo de sua empresa. Desde o controle de estoque (que pode ser até mesmo integrado, a loja física com a virtual) até compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.
Implemente já em sua empresa o Sistema ERP Integrado da Alfa Networks.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.